OS HORMÔNIOS DA FELICIDADE
Como dizia o mestre Joseph Pilates, a prática DIÁRIA torna a execução dos exercícios mais fáceis de fazer, e o que antes era executado com esforço, passa a ser executado com prazer. Por isso, os praticantes de pilates, que mantém uma rotina diária de treino, são viciados em pilates. Isso mesmo, viciados é a palavra mais adequada. Ficamos viciados em dopamina, endorfina, ocitocina e serotonina, entre outros hormônios. Estes são conhecidos como os hormônios da felicidade.
De uma forma muito simplista, a dopamina e a endorfina são obtidas através do exercício físico. O exercício físico melhora a qualidade do sono, que nos leva a produção da serotonina. O relaxamento das tensões musculares leva a um relaxamento global, produzindo a oxitocina.
"Hormônios da felicidade são neurotransmissores capazes de gerar sensações como alegria, recompensa e bem-estar. Todos eles são produzidos pelo próprio corpo e liberados em situações específica, como a prática esportiva, a meditação e durante dores intensas" (Hormônios da felicidade: quais são e como podem ser estimulados (essentia.com.br).

Certo é, que depois das aulas saímos muito mais bem dispostos do que quando chegamos. Impossível sentirmo-nos deprimidos de peito aberto, sem tensões e sem prisões.
ReplyDeleteÉ exatamente isso que acontece ! Muito bem observado ! Obrigada pelo comentário.
Delete