UMA BREVE NOÇÃO SOBRE O MÉTODO PILATES



Pilates é um método de condicionamento físico, criado por Joseph Pilates, ao qual deu o nome de Contrologia, mas com o tempo, os alunos passaram a chamar de pilates e assim ficou conhecido o seu método.

Os exercícios do método pilates tem sempre duas componentes no mesmo movimento, Força e Flexibilidade, apesar de às vezes, uma das componentes ser mais sútil e o aluno não notar que ela está lá, mas está. O método trabalha o corpo de maneira equilibrada, sem deixar dores musculares desconfortáveis nos dias seguintes, pois não provoca microlesões nas fibras musculares (que é a dor que acontece quando fazemos um desporto com muitas repetições ou muita carga).

O pilates tem uma característica muito importante, especialmente, quando é ensinado individualmente. Ele se adapta à cada aluno, respeitando e evoluindo o corpo de cada pessoa, conforme as suas possibilidades.

E porque o método funciona e é acessível à todos ? Porque trabalha o corpo seguindo a evolução cronológica do desenvolvimento psicomotor. O método fala uma linguagem já conhecida pelo sistema nervoso, tornando-se acessível à todos, porque resgata movimentos primários aprendidos na infância e perdidos ao longo da vida. Na imagem, vemos alguns exercícios que representam os movimentos primários. Podem não parecer muito óbvios, para quem ainda não os pratica, especialmente os exercícios deitados, mas estes representam a postura em pé.

A reabilitação de uma parte do corpo é cada dia menos utilizada, mesmo na fisioterapia. Já não reabilitamos um ombro ou um joelho, mas recuperamos as habilidades naturais do corpo e consequentemente, reabilitamos a função perdida. Assim também o pilates, através de um trabalho global, recupera as lesões ao recolocar as estruturas na sua posição correta.   

Comments

Popular Posts